Rogério Vieira é eleito coordenador da Subsede de Guarulhos

09/10/2012

À frente da presidência do Sindiescrit-CUT (Sindicato dos trabalhadores nas empresas de transportes nos setores de cargas, transporte coletivo, interestadual, fretamento e turismo de Guarulhos, Mogi das Cruzes, Vale do Paraíba e Litoral Norte), José Rogério Vieira, foi eleito Coordenador da Subsede da CUT em Guarulhos.
A nomeação ocorreu durante o 13º Congresso Estadual da CUT/SP, o CECUT, na cidade de Serra Negra, interior de São Paulo, no sábado, dia 19. O Congresso reuniu cerca de mil delegados e delegadas de 17 ramos profissionais filiados à CUT no Estado de São Paulo e reelegeu o presidende da CUT/SP, o metalúrgico do ABC Paulista, Adi dos Santos Lima.
Bacharel em direito e pós graduando em processo do trabalho, Rogério sente-se honrado com a nomeação para a Subsede cutista. "Trabalho na área dos transportes há 12 anos e a minha vocação de lutar pelos direitos das pessoas e por melhores condições de trabalho, saúde e segurança para os trabalhadores  me motivou a me engajar no movimento sindical cutista", comenta.

13º CECUT
Entre os principais pontos aprovados pelos delegados e delegadas estão o combate às políticas neoliberais do governo do Estado de São Paulo, a atualização do projeto político-organizativo da CUT, reorganizando a atuação e a redistribuição de munícipios entre as subsedes em todo o estado.
A necessidade de mudança do sistema financeiro nacional para combater a alta dos juros e a exclusão bancária da população também foi debatido e deliberado durante os trabalhos.
Na área da educação, decidiu-se ampliar as mobilizações pelo cumprimento da lei do piso nacional do magistério, não só no que diz respeito ao salário dos professores, mas também para validar a jornada de trabalho extraclasse definida pela legislação.
Para o setor energético, o foco foi energia para o desenvolvimento, com renovação de concessões condicionada à redução de tarifas e fim das terceirizações do trabalho. Também foi sugerida campanha de esclarecimento quanto à necessidade de apropriação da riqueza hidráulica do país pelos brasileiros e brasileiras.

Sindiescrit – CUT
O Sindiescrit representa os trabalhadores administrativos dos setores de transporte, cargas, transportadoras, transporte coletivo, fretamento e turismo, que somam cerca de 5 mil trabalhadores, a maioria mulheres. As principais empresas do ramo são a Itapemirim, Júlio Simões, São Geraldo e  Gontijo.