Agência


MRV inicia projeto do Sindicato “Alfabetização nos canteiros de obras”

20/12/2012

Uma parceria inédita entre o Sindcongru-CUT e a construtora MRV está mudando a vida dos trabalhadores na construção civil, em Guarulhos. Trata-se do projeto “Alfabetização nos canteiros de obras”, que iniciou em outubro na construtora e reúne 15 pedreiros com idade de 30 a 40 anos. “A necessidade surgiu em razão que muitos tinham dificuldades em ler e assinar o seu próprio holerit. Eles não têm o primeiro grau, então conversamos com a empresa que topou fazer este projeto conosco”, conta o diretor do Sindicato, Marcelo Ferreira dos Santos.
Os trabalhadores na MRV têm duas horas, das 16h às 18h, de aula por dia, sendo que a empresa paga 1 hora, ou seja, não é descontada no salário. Todo o material didático é doado pela construtora.
A diretora do Sindicato, Edna Almeida, explica que o projeto terá três fases: 1ª alfabetização, 2ª intermediário (segundo grau) e 3ª profissionalizante. “Cada curso têm a duração de três meses. A MRV tem cerca de 400 funcionários, queremos que todos participem.
O trabalhador não precisa ficar com vergonha, aprender é um gesto digno e uma grande oportunidade de ser um cidadão consciente dos seus direitos e deveres”, ressalta. Os trabalhadores na MRV interessados em participar das próximas turmas podem entrar em contato com o Sindicato.

Cidadania
Edmilson Girão da Silva, (Índio), presidente do Sindicongru, elogia a iniciativa com a MRV e destaca que o Sindicato está conversando com as demais construtoras em Guarulhos para implementar o projeto nos canteiros de obras.
O presidente nacional da Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira (Conticom-CUT), Cláudio da Silva Gomes, parabenizou o Sindicongru e disse que iniciativas semelhantes à MRV têm acontecido na Paraíba, com o projeto “Zé Peão”, realizado em parceria com a Universidade Federal da Paraíba e nas cidades de Bauru, São Bernardo do Campo e Campinas. “É fundamental este projeto porque o trabalhador terá um conhecimento sobre as condições nas quais trabalha e poderá reivindicar melhorias”, concluiu.

Nunca é tarde para aprender!

“Sou de Milagres (Bahia) e estou trabalhando aqui faz um mês. Só estudei seis meses, comecei a trabalhar quando era criança. Gostei da iniciativa do Sindicato e da MRV. Temos que correr atrás dos nossos sonhos, eu quero ter a minha casa e uma família. Aprender é uma maravilha, é muito bom”.
Robério Mendes dos Santos, 28, pedreiro.

“Nasci em Rio Tinto, uma cidadezinha na Paraíba. Vim para cá em 1994 e trabalhei em várias aéreas, no dia 17 de outubro completou um ano que trabalho aqui. Acho interessante este curso, nunca tive esta oportunidade de estudar, trabalho desde os 10 anos e, portanto, nunca estudei. Tenho quatro filhos, quero muito ter a minha churrascaria”.
Antônio Lindolfo da Silva, 38, operador de betoneiro.


“Sou do Maranhão, terra boa. Todos me conhecem aqui como Paraibano. Sou 'juntado' e tenho três filhos. Olha rapaz, fiquei muito feliz com este curso do Sindicato. A gente não tem que ter vergonha de estudar. O que dá vergonha é roubar e matar. O Sindicato e a MRV estão de parabéns”.
Marcos Lima de Andrade, 33, pedreiro.

Texto originalmente publicado no jornal Arretado - Edição nº8

 

 




Sindiescrit

Sindicato dos Trabalhadores em Escritórios de Empresas de Transporte Rodoviário de Guarulhos, Mogi das Cruzes, Vale do Paraíba, Litoral Norte e região


SEDE - Av. Tiradentes - 518 - Sala 12 1° Andar - Centro - Guarulhos - Próximo ao Cartório de Registro Civil. Telefone: (11) 2475-2923
SUBSEDE: Av Cassiopeia 556 Sala 2 Jd Satelite - SJC/SP - Tel.: 12-3911-2860


CUT NACIONAL - 30 ANOS