Agência


Aeroporto de Cumbica completa 28 anos

24/01/2013

No dia 20 de janeiro de 1985, a  cidade de Guarulhos inaugurava o que é considerado hoje, o maior complexo aeroportuário do Brasil: o Aeroporto Internacional André Franco Montoro, popularmente conhecido como Aeroporto de Cumbica/Guarulhos.  Passados 28 anos de fundação, o Aeroporto coleciona muitas histórias marcantes. “No começo tudo era diferente. Ainda não tínhamos o Terminal 2. Um espaço romântico e nostálgico que todo mundo gostava era a ‘Prainha’, local que parecia uma varanda. As pessoas gostavam de ver de perto os aviões, namorar e chorar com a chegada de seus amigos e parentes”, relembra Miguel Alves Trindade, que tem 26 anos de Infraero e atualmente é gerente do setor de segurança da GRU Airport.
Infelizmente a “Prainha” não existe mais, foi fechada por questões de segurança. Atualmente, no lugar funciona a sala vip das companhias aéreas. Trindade também relembra que quando uma autoridade, artista ou chefe de Estado passava pelo Aerporto a aérea de segurança ficava bastante agitada. “O desembarque do corpo do Piloto Ayrton Senna (1994), a vinda do ex-presidente do EUA, George W. Bush (2007), a do Papa Bento 16 (2007), dos artistas pop, Michael Jackson (1996),  Madonna (2012) e a chegada do time do Corinthians do Japão (2012) foram cenas marcantes que eu acompanhei de perto e jamais esquecerei”, relata.

Infraero e GRU Airport 
Ao longo destes 28 anos, o Aeroporto registra números que o consagram como o maior do Brasil e um dos mais importantes do mundo: 345 milhões de passageiros embarcaram e desembarcaram nos atuais dois terminais.  Hoje, o Aeroporto tornou-se popular graças às políticas sociais dos  governos Lula/Dilma. As classes sociais C e D estão andando de avião. Na década de 80, apenas a elite usava o Aeroporto.  Cumbica vive um novo capítulo. Depois de 28 anos sob a coordenação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o gigantesco complexo aeroportuário será administrado a partir de 15 fevereiro pela Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A (formada pelo Grupo Invepar e pela operadora sul-africana ACSA) -- vencedora do Leilão do governo federal realizado em 2012.  A empresa pagou R$ 16,2 bilhões pela concessão e o gerenciará até ju-nho de 2032. Invepar e ACSA detêm 51% da administração do Aeroporto e a Infraero fica com os outros 49%. Dos 51% da iniciativa privada, a Invepar tem participação de 90% e a ACSA, de 10%. Em novembro do ano passado, a Concessionária lançou a sua nova marca: a GRU Airport.

Ampliação e investimentos
A Concessionária já iniciou o projeto de ampliação/reforma até a Copa de 2014. Serão investidos até lá R$ 2,6 bilhões. A construção do Terminal 3, que terá 192 mil metros quadrados e atenderá mais de 12 milhões de passageiros/ano, é uma das principais obras. A área possibilitará o fluxo de aviões de classe F, de maior porte, como o Airbus A-380 e o Jumbo 747-800. O novo Terminal  ainda terá  um hotel cinco estrelas para passageiros em conexão. A inauguração está prevista para abril de 2014. Outros investimentos são a criação de mais de 22 pontes de embarque, a ampliação do pátio para mais 36 posições de aeronaves e o aumento de 4 mil para 10 mil novas vagas de estacionamento.
Neste primeiro semestre, a Concessionária inaugurará o novo edifício garagem,  que terá 85 mil metros quadrados e cerca de 2,4 mil vagas. Para facilitar o fluxo de passageiros e a chegada ao Aeroporto, a Concessionária planeja um terminal rodoviário. 
O aeroportuário, Aldeci Gomes dos Santos, disse que a GRU Airport tem uma visão diferente e busca a eficácia. “O Aeroporto está no caminho certo, porém, é sempre bom ver o que deu certo até agora e buscar melhorar os erros, sempre olhando as referências internacionais. Temos tudo para nos tornar uma referência para o mundo”, disse.

Mobilidade 
Finalmente, a promessa do governo estadual (PSDB) de trazer o trem para Guarulhos sairá do papel. Há anos, os prefeitos Elói Pietá e Sebastião Almeida (PT) reivindicam a vinda do trem e metrô à cidade. Em janeiro, foi lançado o edital para a construção da nova Linha 13-Jade, que ligará as estações Engenheiro Goulart, na Zona Leste de São Paulo ao Aeroporto. Também terá uma integração no metrô Brás.  “Essa é uma obra muito importante para nossa cidade porque vai ao encontro dos projetos de Mobilidade Urbana que iremos executar ao longo dos próximos quatro anos”, afirmou o prefeito Sebastião Almeida. 
O deputado estadual, Alencar Santana, (PT) disse que a luta agora é pela vinda do metrô. “Os guarulhenses merecem um transporte digno. Vamos continuar lutando para trazer o metrô para a cidade”, conta. Almeida elogiou os novos investimentos da Gru Airport e que disse que “a Concessionária tem intera-gido com a prefeitura”, discutindo a contratação de guarulhenses. “O Aeroporto no futuro será cada vez mais popular, moderno e eficiente”, concluiu.

“Nosso projeto criará um Aeroporto moderno e integrado com o mundo”
Natural de Bragança Paulista (SP), o presidente da Gru Airport, Antonio Miguel Marques, é engenheiro e na sua trajetória profissio- nal passou por empresas renomadas, como a Construtora Camargo Corrêa, a Votorantim Metais e a Vale do Rio Doce. Marques conversou com a Aérea e falou sobre os 28 anos do Aeroporto, comemorados no dia 20 de janeiro. “Neste período, o nosso querido complexo foi bem mantido pela Infraero. Passamos de 16 milhões de passageiros/ano para 34 milhões hoje. Agora, o nosso desafio é oferecer o conforto que os usuários merecem”, conta.  O presidente da Concessionária explicou que o Aeroporto passará de dois terminais para quatro até o final das obras. Dois  deles (1 e 4) serão destinados aos voos domésticos, o Terminal 2 receberá voos mistos e o 3 ( previsto para 2014 antes da Copa) terá voos internacio- nais, de maior duração e com aviões de maior porte. “Faremos um grande investimento em uma estrutura de shopping  center, com lojas, restaurantes, salas vip e áreas de descanso”, conta.
Marques disse que a reforma prevê também um novo processador de bagagens para agilizar o serviço e a modernização dos sistemas de iluminação e de segurança nos terminais 1 e 2. O presidente falou que a Concessionária iniciou a contratação de guarulhenses. “Temos vários jovens do 1º Emprego trabalhando no Ae- roporto, vamos contratar mais 400”, informa.
A Gru Airport planeja contratar até 2014 1.800 pessoas, hoje o Aeroporto emprega 30 mil e até 2016 dobrará este contingente. Perguntado como imagina o Aeroporto em 2040, Marques foi enfático: “O dobro do tamanho que está hoje, atendendo 70 milhões de passageiros por ano. Também estará conectado com o mundo por terra e ar e com todos os transportes de trilhos. Cumbica terá um nível de automação e será moderno e integrado com o mundo”, concluiu. 

Espaço interativo Gru
Quem passar pelo Aeroporto conhecerá o  GRU 360º Espaço Virtual Interativo – que mostra a  sua História e os investimentos da Concessionária nos próximos  20 anos. O local tem 21 telas de 46 polegadas, todas sincronizadas que formam um telão de 12 metros de comprimento. O conteúdo está em português, espanhol e inglês. Outra atividade é a Orquestra “Afinando para o Futuro com Arte”, que reúne 20 crianças carentes do projeto Associação Guarulhense de Amparo ao Menor. As apresentações estão a- contecendo no piso de desembarque do Terminal 1. 

Boa notícia: Furtos caem
A 3ª Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista (Deatur) registrou 1031 Boletins de Ocorrência por furto de malas e equipamentos eletrônicos em 2012. Em 2011, foram  973 . Segundo a delegacia, em média, eram realizados sete BOs por dia e hoje são 2. A justificativa da queda é a ação articulada entre as Polícias Civil, Federal, a GRU Airport e a Guarda Civil Metropolitana. Ao todo, a GRU Airport conta com 150 postos de vi-gilância, o que representa um efetivo de 600 funcionários trabalhando na segurança do Aeroporto. A Deatur orienta ao passageiro a não deixar a mala sozinha e a acompanhar o carregamento de seus equipamentos eletrônicos. 

Eficiência Logística 
O Terminal de Cargas Aéreas do Aeroporto (TECA) é considerado um dos maiores de logística da América do Sul.  Em 2012, foram movimentadas 312 mil toneladas (internacional e nacional), como produtos eletrônicos, farmacêutico, têxtil, alimentos, peças e acessórios automotivos. O diretor de Gestão de Carga da Gru Airport, Marcus Vinicius Monteiro Santarém, (foto) falou à Aérea os futuros investimentos. “Construiremos um novo armazém climatizado, com área aproximada de 3.500 m², que irá somar-se às 16 câmaras frigoríficas que existem atualmente. Além disso, modernizaremos a parte estrutural, com a compra e substituição de novas empilhadeiras e equipamentos”, disse. O diretor disse que o novo Terminal 3 ajudará a otimizar a eficiência do TECA.

Viviane Barbosa, editora da Revista Aérea da Assinfra-Guarulhos-(Edição 2 -janeiro/fevereiro 2013)




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